SOBRE AMOR PRIMEIRO - MAKING OF



         Este livro nasceu depois de percorrida uma estrada em que passei a acreditar que precisamos apoiar as famílias sempre, e principalmente durante a gravidez, parto, puerpério, no período da amamentação e desmame. A fotografia em minha vida faz parte dessa caminho. Sempre fui fissurada por imagens e acho o preto e branco uma maneira delicada de ver e mostrar o mundo, de tentar contaminar as pessoas de forma que elas possam apoiar e ser apoiadas  ao passarem por essas experiências de uma maneira respeitosa, significativa e que as empodere. 
                     A gravidez, a maternidade e a paternidade são momentos muito ricos, de profundas transformações, e por conviver com esse universo como enfermeira obstetra sempre quis passar através das fotos não só essa mensagem da posição correta de amamentar, até já fiz muito isso, quantas vezes fui fotografar e acabei apoiando a mãe na amamentação, mas o sentido real do toque, do contato, do colo, do peito, do vínculo, da maternagem e da paternagem. Ressalto a participação do homem junto a mulher como protagonistas do processo, e não como um apêndice, como visita, como algumas vezes é tratado. Em todas as experiências de fotografar famílias, nunca houve um companheiro que não quisesse participar quando convidado, muito pelo contrário, eles precisam ser inseridos, se sentirem parte, o que nem sempre acontece e isso é tão importante para o novo ser que está chegando e para a família em seus novos papéis.
           Fotografar para mim significa mostrar uma beleza às vezes escondida em olhares, barrigas, mãos, peitos e lábios e também olhar para este universo com a naturalidade com que deve ser tratado, afinal, a gravidez,o parto e a amamentação sempre fizeram parte da vida. E o que o mundo precisa é ser amado, bem gestado, bem nascido, acariciado, de muito colo e de muitos peitos.
                Espero que goste, entre e fique à vontade...

"A VIDA É AMIGA DA ARTE." Caetano Veloso